Convidamos todos os alunos, professores e funcionários a participar na Feira das Ciências, organizada pelo CCVnE, onde poderão encontrar várias atividades.
O CCV comemora mais uma vez o dia Mundial das Abelhas, um reconhecimento do enorme contributo deste pequeno inseto para a biodiversidade.
A equipa "Orbit Minds" cumpriu mais uma das etapas deste desafio, a construção da antena e os testes de comunicações.
Uma equipa de alunos do 9º ano do Clube de Ciência da Escola Básica Frei Manuel de Santa Inês foi selecionada para a final da 4.ª edição do CanSat Junior que vai ter lugar nos dias 21 e 22 de Junho em Bragança.
A equipa "Orbit Minds" concluiu mais uma etapa da construção do satélite com sucesso, tendo construído testado o paraquedas satélite no tempo regulamentar e submetido o respetivo relatório. Parabéns a todos
Palestras sobre a Puberdade, dinamizadas pela UCC Inovar/ACES Gondomar, dirigidas aos alunos do 6º ano.
Irão decorrer uma série de sessões sobre a temática da sexualidade, que contarão com a colaboração da UCC Inovar da ACES Gondomar
Sensibilização para a importância da preservação das zonas húmidas nacionais e mundiais, a partir da divulgação de materiais sobre o Dia Mundial das Zonas Húmidas, pelo CCVnEBFMSI.
O CCV vai organizar uma mostra de ciência no 1º piso, durante o intervalo grande. Aparece e participa.
Um grupo de alunos do CCV vai apresentar a sua candidatura ao concurso de construção de um satélite.
Irão decorrer nos dias 16 e 18 de janeiro sessões de formação sovre Suporte Básico de Vida, dinamizadas pela Enfermeira Sílvia Barbosa do ACES Gondomar
O CCV patrocionou a Visita de Estudo dos alunos do 5º ano ao Planetário do Porto. Esta experiência permitiu aos alunos assistirem a uma sessão imersiva na cúpula do planetário e a realização de várias experiências.
Aproveitando as boas condições atmosféricas e a presença de um grupo Erasmus, o CCV organizou uma sessão de observação da Lua utilizando o telescópio escolar.
O Dia da Floresta Autóctone foi instituído a 23 de Novembro para promover e divulgar a importância das florestas naturais da Península Ibérica, ocorrendo na época em que Portugal regista as condições climatéricas adequadas à sementeira ou plantação de árvores, pois o outono e o inverno é a altura do ano com mais precipitação.
A Rede de Estações de Borboletas Noturnas é um projeto de conservação e divulgação sobre borboletas noturnas em Portugal. Consiste no estabelecimento de uma rede de vários locais de amostragem dispersos pelo país onde, de uma forma coordenada, se faz a amostragem destes insetos com recurso a um método estandardizado baseado em armadilhas luminosas. O clube decidiu aderir a este projeto e já realizou o primeiro passo, a construção da armadilha que atraíra as borboletas. Depois de contadas e identificadas as borboletas serão novamente devolvidas à natureza.
A Escola Básica Frei Manuel de Santa Inês, através do Clube de Ciência Viva, participa com o Collège Isabelle Autissier, situado no Vale do Loire, em França e com a Gesamtschule Rodenkirchen em Colónia, na Alemanha, num projeto destinado alunos dos 10 aos 15 anos (2º e 3º ciclos), que aborda a temática da alimentação sustentável. São objetivos deste projeto: desenvolver competências de sustentabilidade nos nossos modos de vida (cultivar plantas, consumir localmente, comer, viajar); desenvolver competências científicas através de experiências; desenvolver competências linguísticas através da comunicação; experimentar e assim compreender as diferenças geográficas entre os países parceiros; desenvolver competências de colaboração entre professores e estudantes dos países parceiros; desenvolver a motivação e a inclusão. Esperamos que, no próximo ano, este projeto eTwinning se transforme num projeto Erasmus+, com os mesmos estudantes e os mesmos professores.
A escola juntou-se ao Núcleo Regional Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro no desafio à comunidade para assinalar o Outubro Rosa, mergulhando numa autêntica Onda de Cor, Alerta, Atividade e muita Solidariedade!
No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Alimentação, propomo-nos a confecionar uma salada de frutas, no dia 18 de outubro. Gostaríamos, por isso, a vossa colaboração, contribuindo com: - uma peça de fruta: maçã, pera, laranja, uvas, bananas, melão... - o vosso trabalho na preparação da salada. A fruta deve ser entregue no bufete dos alunos durante os dias 16 e 17 de outubro (segunda e terça-feira).
Irão decorrer entre 20 outubro e 2 de novembro sessões sobre a "Alimentação Saudável", desenvolvidas pelas enfermeiras da UCC Inovar / ACES Gondomar, em que os jovens serão desafiados a participar num jogo em que o foco é a alimentação saudável. Assim, pretende-se consciencializar os nossos alunos para a importância da alimentação na saúde, dando-lhes pistas sobre como devem comer.
Charcos com Vida” foi iniciada em 2010 e visa incentivar a inventariação, adoção, construção e manutenção de charcos e pequenas massas de água para o desenvolvimento de atividades de exploração científica e pedagógica e de observação da biodiversidade, bem como contribuir para a sensibilização sobre a importância destes habitats e da sua conservação.
Teve lugar a formação para docentes sobre o funcionamento do telescópio entretanto adquirido.
A Estação Meteorológica da Escola Básica Frei Manuel de Santa Inês já se encontra em funcionamento e que os dados podem ser consultados no seguinte endereço: https://www.wunderground.com/dashboard/pws/IRIOTI4
No nosso agrupamento vai dedicar o dia 28 de outubro ao DIA ROSA DO AGRUPAMENTO. O desafio nesse dia é atingir a meta de 350 000 passos que correspondem ao número de rastreios anuais realizados em 2021!
No próximo dia 16 de outubro comemora-se o Dia Mundial da Alimentação, para assinalar essa efeméride propomo-nos a confecionar uma sobremesa saudável, salada de frutas, que terá a colaboração de todos os membros da comunidade educativa e que será distribuída na sexta-feira anterior, dia 14 de outubro.